quarta-feira, 28 de abril de 2010

Stock de Rotação e Stock de Segurança...


Começaremos então por definir os dois termos:


Entende-se por Safety Stock ou Stock de Segurança, uma determindada quantidade de materiais (Matéria-Prima, Componentes ou até mesmo Produto Acabado) que visa de alguma forma combater as incertezas e o risco aliado a determindo elo da cadeia de abastecimento. Note-se que é um tipo de stock de carácter administrativo e é, á partida definido ao nível da gestão de topo pois implica custos adicionais, nomeadamente custos de posse.


As incertezas do sistema resumem-se a duas variáveis e é normalmente com base nessas duas variáveis que é calculado o volume de Safety Stock a adoptar. Uma das variáveis tem a ver com a variabilidade dos tempos de entrega, pois como de certo se compreende os atrasos na entrega das encomendas são um risco que tem que ser levado em conta, a outra variável que entra no cálculo do stock de segurança é a própria variabilidade da procura, uma vez que são raros os produtos para os quais a procura é constante ao longo do tempo. Tal como referido anteriormente e uma vez compreendidas estas duas variaveis facilmente se calcula o volume de stock de segurança a adoptar. Aliado ao conceito de Stock de Segurança está, ainda que de forma implicita, o conceito de Nível de Serviço no que toca á disponibilidade de Stock, pois quanto maior for o nível de serviço maior será o volume de Stock de Segurança e por lógica maior o seu custo. Note-se que para Níveis de Serviço acima dos 90% (nível de serviço considerado quase perfeito) o custo de posse do stock de segurança aumenta exponencialmente.


O Cycle Stock ou o Stock de Rotação é pura e simplesmente a quantidade de materiais que visa satisfazer as necessidades de consumo existentes entre os intervalos de abastecimento. É calculado tendo como base a procura média entre os referidos intervalos.


Um exemplo...


Imagine-se uma unidade comercial que vende determinado produto e é abastecida uma vez por semana. O produto em causa tem uma média de vendas semanal de 200 unidades com um desvio padrão igual a 50 unidades. Por seu lado a unidade comercial situa-se num grande centro urbano e devido ao transito é comum atrasos na ordem de 1 a 2 dias.

O stock de rotação seria então de 200 unidades. Note que o desvio padrão representa 25% da procura (valor muito alto e que não pode ser descurado), e existem atrasos na entrega de encomendas. Logo podemos deduzir de forma imediata e sem cálculos que a incerteza deste elo da cadeia é grande e como tal teremos de constituir um volume de stock de segurança relativamente alto.

As entregas entre cada periodo de abastecimento seriam então na ordem das 250 a 275 unidades.


Caso queira mais esclarecimentos pode contactar-me para o meu email e poderei enviar-lhe informação exacta sobre como calcular com exactidão e sem grande dificuldade o volume de stock de segurança e de stock de rotação a adoptar.

3 comentários:

  1. Olá Marcio...sou eu o Zé...
    Antes demais parabens pela iniciativa!!Estas a fazer um brilante trabalho,,,,continua assim estas num bom caminho!!

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  2. Gostei muito do artigo e o tema da Logistica me interessa bastante.
    Vou-lhe enviar um e-mail, em seguida, e conto com o seu apoio no desenvolvimento de um trabalho que tenho em mãos, na disciplina de L&O.
    Um abraço.
    ARF

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  3. estou a dar aulas sobre gestao e logistica de anticonceptivos e este arigo foi valioso para exemplificar o significado de stock de seguranaca

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