segunda-feira, 12 de abril de 2010

O Gigante dos mares


Emma Maersk. Actualmente este é o maior navio do mundo a navegar só batido pelo petroleiro Knock Nevis (458.5 metros de comprimento), no entanto este ultimo já não galga os mares servindo apenas para deposito de petróleo bruto no Golfo Pérsico.

Mas no que respeita ao transporte de carga contentorizada o Emma Maersk, propriedade do gigantesco armador dinamarquês Maersk, é mesmo o maior navio de sempre com 397 metros de comprimento, 56 metros de boca e 16 metros de calado.

Os números nunca foram confirmados mas prevê-se que a capacidade do navio ronde os 15.000 TEU's (15 000 contentores de 20 pés)!!

Equipado com um poderoso e gigantesco motor a diesel de 14 cilindros (único no mundo) e 2.300 toneladas de peso que debita 109.000 cavalos-vapor este navio consegue atingir velocidades surpreendentes na ordem dos 50Km/h. O consumo de 6.700 litros de combustível por hora pode parecer á primeira vista exorbitante. No entanto e quando comparado com um avião jumbo o Emma Maersk consome 120 vezes menos por tonelada transportada. De salientar a pintura do casco á base de uma película de silicone que visa diminuir o atrito provocado pela água originando economias de combustível de cerca de 1.200 toneladas por ano além do beneficio ambiental que esta pintura traduz.Os gases provenientes do motor são "reciclados" e geram energia eléctrica destinada a alimentar os sistemas eléctricos do navio incluindo a energia necessária aos mil contentores de frio que este navio pode transportar.

O nível de automação do navio é notável e só traduzido pelo numero de tripulantes necessários para o manobrar, 13 no total!!!!

O preço desta monstruosidade flutuante está cifrado nos 150 milhões de dólares. Fala-se que provavelmente o resultado operacional (lucro) de 15 viagens baste para pagar os custos envolvidos na concepção do navio. No entanto estes valores foram calculados para cargas completas. É de crer que com a actual crise a percentagem de carga completa que o navio transporta regularmente ande muito longe da sua capacidade máxima pelo que o futuro deste tipo de navio pode estar em causa.
Verificação ortográfica
Como nota final, a Maersk projectou construir 10 navios deste género sendo que 5 daqueles encontram-se em fases avançadas de acabamento. Existe lugar nas cadeias de abastecimento para estes colossais gigantes dos mares? Será que no futuro os super-contentores cairão sem desuso, ou pelo contrário, serão a têndencia dominante? São perguntas que tenho curiosidade em ver respondidas, mas que ainda vai levar o seu tempo a obter a resposta...

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