segunda-feira, 22 de março de 2010

O que é a Logística?


Podemos de forma simples definir o termo logística como, a gestão coordenada de fluxos de materiais e de informação desde a aquisição de matérias-primas e componentes (aprovisionamento e compras), passando pela transformação dos mesmos em produtos finais (produção), até á entrega do produto final ao cliente, sendo que este fluxo não é unidireccional pois no sentido inverso circula informação bem como materiais que necessitam regressar ao ponto de origem devido aos mais diversos motivos.

Um pouco de história…

A Logística existe desde os tempos mais antigos, quando na preparação das guerras, os líderes militares já utilizavam conhecimentos da área logística, aliás muita da logística que conhecemos hoje (claro que devidamente adaptada ao meio empresarial) teve a sua origem na arte militar. As guerras eram longas demais e nem sempre ocorriam próximas dos povos que as travavam. Existia portanto a necessidade de percorrer longas distâncias, exigindo que as tropas carregassem todo o equipamento bélico necessário. Portanto era imperial que existisse organização sob o ponto de vista logístico para efectuar tão grande deslocação de meios e homens.

Podem-se apontar um sem número de casos em que a logística influenciou os desenlaces finais de grandes guerras. Após a batalha de Cana (séc. III A.C.) por exemplo, entre Aníbal e os Romanos o receio por parte dos cartagineses de não conseguir sustentar durante muito tempo um extenso exército de evasão poderá ter levado Aníbal a recuar quando já se encontrava, vitória a vitória, somente a 50Km de Roma. Ainda recentemente na guerra do Golfo em 1991 a vitórias dos aliados não se deveu somente aos efectivos militares, mas também á capacidade tecnológica, orientação táctica e manobras logísticas.

No seio empresarial a Logística conheceu o seu “Booommm” após os anos 60 altura em que se percebeu que era necessário racionalizar diversas operações entre as quais, gestão de frotas, stocks, gestão de armazéns e tratamento de encomendas por exemplo.


Sem comentários:

Enviar um comentário